Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2016

Panceta na Panela de Pressão

Para a primeira postagem, preparamos algo bem "light": panceta na panela de pressão com molho shoyu! Essa é uma receita criada pela minha mãe e realmente fica uma delícia, apesar de gorda. Derrete na boca e o tempero é sensacional. E o melhor: super fácil de fazer e baratíssimo! Para acompanhar, salada de legumes e arroz japonês branco, sem tempero algum, já que o gosto da panceta já é bem forte. Com a salada, não temos a impressão de estarmos ingerindo somente gordura!



Para começar, corte a panceta (usamos meio quilo) em tiras de aproximadamente 4 centímetros. Coloque 5 colheres de sopa de óleo de soja na panela de pressão e frite a panceta até que fique douradinha. Enquanto isso, prepare o molho: 1 xícara de chá de molho de soja (shoyu), 1 colher de sopa rasa de açúcar e 1 colher de sobremesa de Aji-no-Moto. Misture bem e, assim que a panceta estiver frita, acrescente esse molho, deixando a mistura apurar por cerca de 10 minutos. Então, cubra-a com água e feche a panela. 



Assim que pegar pressão, espere uns 30 minutos e abra a panela após o vapor acabar naturalmente. Deixe com que toda a água evapore ao deixar a panela aberta sobre o fogo. Se ainda estiver muito cheia de água, retire o excesso com uma concha. Quando a mistura estiver bem dourada e fritinha, é hora de lamber os dedo!



Durante o cozimento da panceta, prepare a salada de legumes: corte 2 batatas médias, 1 cenoura e 2 cebolas pequenas em cubos médios. A batata e a cenoura fizemos com casca, pois é nela que se encontra a maior parte dos nutrientes, além de ser deliciosa, mas para tanto, lave-a bem antes de cortar os legumes. E se você é pobre como nós e não possui uma panela que cozinhe ao vapor, improvise uma: coloque um pouco de água em uma panela qualquer e encaixe um escorredor sobre ela com os legumes dentro. Então é só tampar a o escorredor e esperar os legumes amolecerem. Quando cozidos ao vapor, os legumes conservam as suas vitaminas e nutrientes, além do sabor. 



E para finalizar, preparamos o arroz japonês na panela elétrica, que não tem segredo algum. Entretanto, se você não possui uma ou prefere o arroz tradicional, fique à vontade. Daí, é só preparar o seu prato e se divertir saborosamente! Bom apetite!!!







Um comentário:

  1. Depois que a panela começar a chiar,quanto tempo devo deixar cozinhando...?

    ResponderExcluir