Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mazê Gohan - Arroz Misturado Japonês

Como boa descendente de japoneses, hoje deu uma vontade louca de comer um prato que amo, principalmente quando feito pela minha mãe ou pela minha avó: Mazê Goha, que é o arroz japonês tipo "à grega", pois é misturado a vários ingredientes cortados pequenininhos. É super fácil de fazer, porém, demanda tempo porque é preciso cortar todos os elementos bem quadradinhos...

Para começar, vamos apresentar o gobô, uma raiz muito difundida na culinária japonesa, mas que também é muito utilizado, segundo o Wikipedia, em pratos portugueses, franceses e italianos. Ele possui várias propriedades medicinais que tratam especialmente de problemas de pele. Você pode encontrá-lo facilmente em lojas de produtos orientais e em grandes redes de supermercados com esse nome mesmo, "gobô", ou pelo seu nome em português: bardana.



Então vamos à receita do Mazê-Gohan. Corte 3 raízes de gobô, uma cenoura grande, umas 12 vagens e um quarto de peito de frango em cubinhos bem pequenos. Enquanto isso, cozinhe o gohan (arroz japonês). Pode ser umas 2 xícaras.



Frite primeiro o frango até ficar douradinho. Em seguida, despeje o gobô, a cenoura e a vagem, deixando-os fritar por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo. Durante esse tempo, aproveite para fazer o molho: 1 xícara de chá de água, 8 colheres de sopa de molho shoyu e cerca de 10 gramas de Aji-no-Moto. Misture tudo e reserve.


Assim que a mistura de legumes com frango estiver fritinha, despeje o molho e deixe com que os legumes amoleçam... Em seguida, basta jogar essa mistura no arroz e misturar bem, até que se transforme em uma espécie de "arroz à grega japonês".



Para acompanhar, fritamos umas linguiças com cebola e fizemos uma salada rápida de tomate temperada com limão, azeite e sal. Kampai!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário